A questão de economizar e reduzir gastos desnecessários é um tema quente para qualquer família. Torna-se especialmente relevante em tempos de crise e vários bloqueios econômicos. Embora recentemente, especialmente nos países ocidentais, a principal motivação para economizar energia elétrica não seja o problema de economizar o orçamento familiar, mas sim cuidar do meio ambiente ou demonstrar tecnologias avançadas.
Em nossas realidades, tudo é extremamente simples e prosaico - tente otimizar o consumo de eletricidade e use os fundos economizados dessa forma para outras necessidades urgentes. Não é difícil começar a economizar, você só precisa descobrir de uma vez por todas onde e como os quilowatts preciosos são gastos.
Entender esse problema no final levará a essas etapas lógicas que eliminarão gastos desnecessários.
Por que a eletricidade é mais cara?
A economia de mercado é a culpada por tudo. As grandes empresas geradoras de eletricidade, em sua maioria estatais, estão focadas em extrair lucros excedentes, para o que não hesitam em usar vários truques e artimanhas.
Anteriormente, ninguém sequer pensava na necessidade de economizar recursos.
Agora, com a transição do país para o mercado ferroviário, a situação mudou drasticamente. A política do Estado muitas vezes apoia estruturas oligárquicas que são grandes contribuintes, esquecendo-se das pessoas comuns.
Razões objetivas para o aumento das tarifas:
- As reservas do planeta não são infinitas. A cada ano, a quantidade de recursos energéticos diminui e o custo de sua produção aumenta. Na economia, tudo está interligado - por exemplo, um aumento no preço da gasolina acarreta automaticamente um aumento em outras tarifas, um aumento na inflação. Como resultado, as empresas produtoras de recursos energéticos precisam aumentar as tarifas de seus serviços para cobrir os custos e não ficar com prejuízo.
- Outra razão importante para o aumento dos custos é o fato de que há um grande número de aparelhos elétricos que as pessoas usam todos os dias. Por isso, as subestações transformadoras operam na potência máxima. A maioria deles foi colocada em operação há mais de meio século e não é projetada para esse volume de cargas. Portanto, os acidentes acontecem cada vez com mais frequência, e o reparo e a reforma dessas subestações e linhas de energia custam muito dinheiro. Para arrecadar fundos para esses fins, as empresas são obrigadas a tomar uma decisão tão impopular como aumentar as tarifas.
Por que é tão importante economizar energia?
Por mais banal que possa parecer, mas a Terra é a nossa casa comum, e os recursos naturais nela não são ilimitados, a cada dia eles se tornam cada vez menores.
Aqui estão algumas razões pelas quais é importante economizar recursos energéticos:
- como ninguém cancelou a circulação de substâncias na natureza, quanto menos usarmos os recursos naturais, incluindo a eletricidade, mais seguras serão as florestas e as fontes de água - se a poluição do ar não parar, pelo menos diminua;
- cada pessoa pode contribuir para a conservação dos recursos naturais - rios, lagos, minerais, clima;
- a redução da liberação de substâncias nocivas no meio ambiente afeta diretamente a saúde da nação;
- o benefício da eletricidade economizada será sentido não apenas por uma família em particular, mas por toda a humanidade como um todo.
Um fato interessante: economizar apenas 100 W pode economizar cerca de 50 kg de carvão, cerca de 40 litros de óleo ou mais de 30 metros cúbicos de gás natural.
Maneiras legais de economizar eletricidade
Como as pessoas sempre foram famosas por sua engenhosidade e invenção, há muitas maneiras de economizar energia.
Considere apenas meios legais:
- A maneira mais fácil e eficaz é desligar as luzes nas salas onde não é necessário. Além disso, uma espécie de reflexo condicionado deve se desenvolver: se você sair da sala por mais de 5 minutos, apague a luz. Você sentirá a diferença literalmente no próximo mês, quando um valor bem menor será indicado no recibo.
- Troque a lâmpada. Em vez de lâmpadas incandescentes convencionais, compre as que economizam energia. Embora sejam mais caros, no final, por assim dizer, eles economizarão uma quantia decente em uma longa distância. Como essas lâmpadas praticamente não aquecem, a energia consumida é direcionada exclusivamente à iluminação. Eles geralmente servem bem por 3-4 anos.
- Na maioria das vezes, as pessoas não estão dispostas a trocar todas as lâmpadas por lâmpadas economizadoras de energia de uma só vez, mas desejam realizar uma substituição gradual à medida que as antigas falham. Nesse caso, você deve começar na sala onde as lâmpadas funcionam por um longo tempo.
- Iluminação adequada. Se as luminárias estiverem limpas, elas iluminarão melhor a sala. E isso, por sua vez, significa que lâmpadas menos potentes podem ser usadas. Verifique também se todas as janelas estão limpas. Isso não é apenas benéfico para fins de feng shui (acredita-se que traga energias positivas para sua casa), mas também permite que você acenda as luzes um pouco mais tarde.
- Use iluminação combinada, ou seja, quando a iluminação local for somada à iluminação geral (lâmpadas localizadas diretamente no local de trabalho). Em outras palavras, no lustre, não acenda todas as lâmpadas ao mesmo tempo, mas apenas metade. Neste caso, a falta de luz será compensada por um candeeiro de mesa, candeeiro ou candeeiro de pé.
- Isolamento térmico confiável. As medidas tomadas para isolar o apartamento lhe darão a oportunidade de reduzir significativamente seus custos de energia. Como? É muito simples - no verão você não precisa gastar recursos em ar condicionado e no inverno - em aquecimento. Isole todas as janelas, sele todas as rachaduras e vazios e, melhor ainda (se possível) instale janelas com vidros duplos. Tome também todas as medidas para isolar a porta da frente e principalmente o piso.
- Desligue todos os aparelhos não utilizados da tomada. Inesperadamente, mas é verdade - TVs, computadores e até celulares, carregados e esquecidos, continuam consumindo energia elétrica no modo "standby". Desligar o dispositivo com o botão principal não significa que o consumo de energia foi interrompido. Ao rastrear esses custos em segundo plano, você pode economizar até 10% em sua fatura mensal.
- Não coloque a geladeira ao lado do fogão. Nesse caso, o freezer terá que trabalhar mais intensamente e, consequentemente, consumir mais energia.
- Substitua a fiação antiga que pode ser uma fonte de corrente desperdiçada.
- Use telas refletoras de calor. Um simples pedaço de papel alumínio colocado atrás da bateria economizará muito dinheiro.
Economizando dinheiro com aparelhos milagrosos
Um dispositivo milagroso nada mais é do que um transdutor. Como funciona tal técnica? O dispositivo está engajado no fato de converter energia reativa em ativa.
A decodificação dessa expressão inteligente pode ser a seguinte: todos os circuitos elétricos contêm energia ativa, mas ao mesmo tempo também há energia reativa que é desperdiçada. Todos os aparelhos elétricos (frigoríficos, televisores, lâmpadas) consomem apenas energia ativa, sendo que a energia reativa, não participando deste processo, é, no entanto, tida em conta na embalagem.
Ou seja, pagamos pelo que não recebemos. E o conversor é projetado para compensar essas perdas. Em outras palavras, esse dispositivo milagroso extingue a energia reativa inútil que não é usada pelos eletrodomésticos.
Eletrodomésticos e economia de energia
Cada dispositivo que está a serviço da nossa casa requer uma abordagem individual.
Frigorífico
Como regra, em nossos apartamentos, os designers não alocam muito espaço para a cozinha; muitas vezes, o único lugar possível para uma geladeira é ao lado da bateria. Mas, se possível, você deve seguir a regra - não o coloque próximo ao fogão e ao sistema de aquecimento, pois por causa do vizinho "quente", ele precisa trabalhar duro, consumindo mais energia.
Aspirador de pó
O coletor de pó deve ser limpo regularmente, caso contrário o consumo de energia aumenta em 10-15%. Durante a operação, recomenda-se não desligá-lo com muita frequência, pois é ao ligá-lo / desliga-lo que ele "consome" mais energia.
Fogão elétrico
Este dispositivo, sem o qual nenhuma família pode prescindir, é particularmente guloso. Dicas de otimização:
- não pré-aqueça o forno;
- desligue alguns minutos antes de cozinhar, neste caso atingirá o calor residual dos queimadores;
- feche os pratos com uma tampa;
- despeje a água exatamente o quanto for necessário para ferver ovos e legumes;
- o fundo da louça utilizada deve estar nivelado para que o contato com o queimador seja completo;
Máquina de lavar
Siga as instruções que acompanham sua máquina de lavar:
- use os modos de lavagem econômica ou rápida com mais frequência;
- use carga total, mas sem sobrecarga;
Ar condicionado
- É muito importante definir a temperatura que será a mais ideal para resfriar o ambiente. Lembre-se de fechar todas as janelas e portas.
- O ar condicionado deve ser adquirido com base no tamanho da sala. Para uma pequena sala, um poderoso ar condicionado é completamente opcional.
Computadores
- Tente usar um laptop com mais frequência, pois é mais econômico do que um computador doméstico com processador.
- Reduza o brilho da tela (mas apenas se isso não incomodar você).
- Não coloque "dormir", mas simplesmente desligue-o se não o usar por muito tempo.
Aquecedores
- Outro eletrodoméstico, caracterizado pelo "apetite" irreprimível. Só pode haver um conselho aqui - para usar este dispositivo o mínimo possível, isole o apartamento.
Economia de energia: tarifas diurnas e noturnas
Há outra oportunidade interessante para economizar dinheiro. Poucas pessoas pensam nisso (ou simplesmente muitos não sabem), mas existe uma tarifa diurna e noturna.
Isso se deve principalmente ao fato de que a carga principal da usina cai precisamente durante o dia e à noite eles operam quase ociosamente. Portanto, a eletricidade é mais barata à noite.
Se você quiser experimentar isso na prática, terá que adquirir e registrar um medidor de duas tarifas. Eles estão disponíveis gratuitamente em todas as lojas.
Com a ajuda de tal contador, você pode programar facilmente qualquer eletrodoméstico para troca noturna - máquina de lavar roupa, panela de pressão, lava-louças etc.
É claro que o funcionamento noturno das unidades pode causar alguns transtornos, tanto para os proprietários quanto para os vizinhos, por isso deixaremos esse item a critério pessoal de todos.
Sistema de casa inteligente: contabilidade automática e controle dos recursos consumidos
O progresso no campo das altas tecnologias se faz sentir: vários transformadores, relés, interruptores remotos e automáticos começaram a aparecer em grande número, cujo único objetivo é economizar eletricidade. Especialistas dizem que, graças a essas técnicas milagrosas, o consumo de energia pode ser reduzido em 8 a 10 vezes.
Com a ajuda deles, você pode programar, por exemplo, desligar a luz por um determinado tempo. Muitas vezes, esses dispositivos são equipados com microfones e funcionam se "ouvir" qualquer ruído. Uma inovação semelhante já foi implementada na maioria das nossas entradas.
Além disso, existem também os chamados interruptores crepusculares, que ligam automaticamente quando escurece.
Com a ajuda de equipamentos especiais e um computador, você pode definir o controle automático de energia.
Esse sistema inteligente, por meio de sensores especiais, é capaz de determinar em qual sala a quantidade de eletricidade consumida e, após a análise dos dados, dar mais dicas sobre o que precisa ser feito para economizar.
Além disso, usando vários sensores, você pode programar qualquer eletrodoméstico para ligar ou desligar em um determinado momento, ajustar, por exemplo, o brilho da lâmpada ou para que funcione quando não houver movimento e vice-versa.
Como economizar eletricidade em um apartamento com medidor?
O mais importante na operação do contador é que ele não superestima as leituras. A maneira mais fácil de verificar o funcionamento do medidor é ligar a carga de referência por um determinado tempo e fazer leituras. Se houver alguma dúvida sobre o funcionamento correto, é melhor substituir o dispositivo.
É importante saber: na ausência completa de carga, uma rotação pequena e incompleta do disco é aceitável apenas uma vez em 15 minutos. O contador eletrônico pisca uma vez pelo mesmo período. Se o piscar ou a rotação do disco ocorrer com mais frequência, exija a conexão ou substituição adequada.